Este tutorial visa descreve a instalação e o uso do TOR + POLIPO(webproxy) para que se possa navegar anonimamente dificultando bastante qualquer tipo de rastreamento. Utilizei para isso o backtrack 4 em uma maquina virtual. Mais pode ser usado em qualquer outra distribuição.
O que é Tor
Tor foi originalmente concebido, implementado e implantado como uma terceira geração conion routing project of the U.S. Naval Research Laboratory. Ela foi originalmente desenvolvida com a Marinha dos EUA em mente, pois o objectivo principal de proteger as comunicações do governo. Hoje, ela é usada diariamente por uma grande variedade de efeitos por usuários, os militares, jornalistas, policiais, militantes, e muitos outros. (texto tirado do site https://www.torproject.org)
Tor funciona ente o "Usuário - Site", entre eles há diversos servidores tor encriptografando os dados até seu destino e mudado seu caminho constantemente. Se você acessar um site, depois acessar outros, seu circuito(como é chamado a rota usando o TOR) é alterado, então você vai percorrer servidores diferentes até acessar o outro site, dificultando e muito seu rastreamento.
Na figura acima mostra alice acessando um site com os servidores tor, na figura abaixo, em outro momento novamente acessando o mesmo site sendo que por caminhos diferentes, isso faz com que para o destino enxergue não o nosso ip e sim o ip de outros servidores e que mudas constantemente.
Instalando no Linux
1 – Instalando o polipo.
Polipo é um webproxy pequeno e rápido, ele vai servir para a interação com o TOR, Para instalar digite no terminal
#apt-get install polipo
depois de instalado edite o arquivo e altere as linhas abaixo:
#vim /etc/polipo/config
proxyAddress = "127.0.0.1"
proxyPort = 8118
allowedclients = 127.0.0.1
proxyName = "localhost"
socksParentProxy = "localhost:9050"
socksProxyType = socks5
Estas são as configurações básicas para o serviço ser estartado.
Após fazer as alterações basta reiniciar o serviço.
#/etc/init.d/polipo start
2 – Instalando o tor No backtrack 4 o tor jé vem instalado por padrão, sendo só necessário iniciar o tor. #/etc/init.d/tor start Se não houver nenhum erro uma mensagem como essa vai aparecer. Se não for o seu caso, instale da seguinte forma: #apt-get install tor depois #/etc/init.d/tor start Antes de começarmos a utilizar vamos instalar no firefox um add-ons chamado torbuttons para nos ajudar a configurar. Após a instalação do torbutton, clickar com o botão direito no canto inferior direito do firefox e ir em “preferences” e deixar como a imagem abaixo. Você vai perceber que a área do tor no canto inferior direito do firefox ficou agora verde e escrita “Tor Enabled”, para testar se está tudo ok, entre nesse site https://check.torproject.org/ e veja o resultado. Dicas: No caso de estar usando o firefox 4.0.1, o complemento torbuttons não funciona para essa versão, então instale o FoxProxy Standard. Sites: http://www.torproject.org/ |
0 comentários:
Postar um comentário